12 abril 2009

Sistemas de transporte corporal

Todas as células de um animal necessitam de nutrientes e de oxigénio. Os nutrientes são utilizados como fonte de matéria prima para o crescimento e reposição de partes gastas, e também como fonte de energia necessária à vida. Para que determinados nutrientes possam libertar energia, tem de reagir quimicamente com o oxigénio, no processo da respiração celular. Os nutrientes absorvidos pela cavidade digestiva e o oxigénio absorvido pela superfície corporal ou pelos órgãos respiratórios necessitam de chegar rapidamente em quantidades adequadas, a todas as células do corpo. As células animais estão rodeadas por líquido intersticial com o qual efectuam trocas de materiais. Elas retiram do líquido intersticial os nutrientes e oxigénio, libertando para ele produto resultantes do seu metabolismo, como o dióxido de carbono e os produtos azotados.
Os animais resolveram o "problema" do transporte dessas e de outras substâncias pelo corpo de diversas maneiras, como veremos a seguir.


TRANSPORTE POR DIFUSÃO

Em poriferos, cnidários (figura abaixo), platelmintas e nematelmintas, a distribuição de substâncias ocorre por difusão de célula a célula.

Embora lento, nesses animais, o processo de difusão é eficiente, porque eles são relativamente pequenos e todas as suas células estão próximas da cavidade digestiva e das superfícies respiratórias. O oxigénio absorvido pela superfície do corpo e os nutrientes assimilados pela parede da cavidade digestiva difundem-se pelo líquido intersticial, atingindo todas as parte do corpo.
Nos grupos mais evoluídos da escala animal, o elevado grau de diferenciação tecidular e orgânica faz com que as distâncias entre as superfícies de absorção dos nutrientes e as diferentes células sejam muito grandes, o que impossibilita a sua difusão simples. Nestes animais existem sistemas circulatórios mais ou menos complexos que permitem um intercâmbio de materiais entre as células e o meio externo do organismo.

SISTEMA CIRCULATÓRIO ABERTO

Na maioria dos animais mais complexos, o transporte de substâncias ocorre através de um sistema circulatório, um conjunto de tubos ramificados, os vasos sanguíneos, no interior dos quais circula um fluido. Este é impulsionado dentro dos vasos por meio de uma ou mais estruturas musculosas que contraiem ritmicamente, os corações.

Na maioria dos moluscos e nos artrópodes, os vasos circulatórios tem extremidades abertas e o fluido passa para cavidades corporais que constituem as lacunas ou hemocélio. Fala-se, neste caso, em sistema circulatório aberto. O fluido que se desloca neste tipo de sistema, chama-se hemolinfa. No hemocélio, a hemolinfa entra em contacto directo com os tecidos, trocando substâncias.


SISTEMA CIRCULATÓRIO FECHADO

Nos anelídeos e cordados (ex.ave), os vasos do sistema circulatório são contínuos, de modo que o fluido circula em circuito fechado, constituindo o que se chama sistema circulatório fechado. O fluido que se desloca nos vasos dos sistemas circulatórios fechados chama-se sangue.


Os vasos que recebem o sangue bombeado pelo coração são chamados artérias. À medida que se distanciam do coração, as artérias ramificam-se, tornando-se cada vez mais finas. Junto dos tecidos corporais, os vasos são tão finos que passam a ser chamados de capilares sanguíneos. Os capilares sanguíneos permitem que nutrientes e oxigénio se difundam através das suas paredes e cheguem às células. O dióxido de carbono e substâncias excretadas pelas células também penetram nos capilares sendo levados pelo sangue. os capilares juntam-se originando vasos cada vez mais grossos, chamados veias, que levam o sangue de volta ao coração.

Sem comentários: