24 outubro 2009

CICLO CELULAR - Interfase e Fase Mitótica

O ciclo celular refere-se ao crescimento e à divisão da célula, de forma contínua e repetitiva.
O ciclo celular é o conjunto de transformações que decorrem desde a formação de uma célula até ao momento em que ela própria, por divisão, origina duas células-filhas. Existem duas fases no ciclo celular, a interfase e a fase mitótica.
Nas células eucarióticas, existem estruturas filamentosas complexas que são constituídas por DNA e proteínas associadas (histonas), denominadas cromossomas. Um cromossoma é constituído, por um cromatídio e por um centrómero.

A Interfase representa o período entre o fim de uma divisão celular e o início da seguinte, sendo formada pelos intervalos G1, S e G2. Nesta fase os cromossomos não são visíveis ao microscópio óptico. O intervalo G1 é o intervalo entre o fim da fase mitótica e a replicação do DNA. Nele existe uma intensa actividade de síntese de proteínas, enzimas e RNA, como também de organitos celulares. Dá-se um visível crescimento da célula. O Período S é o momento em que ocorre a replicação das moléculas de DNA, associando-se a elas proteínas. Cada cromossoma passa a ser constituído por dois cromatídios ligados por um centrómero. O Intervalo G2 é o momento em que os centríolos duplicam, continuando ainda a ocorrer síntese proteica para criar novas estruturas para as futuras células filhas .
Fase mitótica: Ocorre a mitose, com a cariocinese (carion-cinese - grego = núcleo - divisão) e a citocinese (divisão do citoplasma). Por sua vez, a mitose dividi-se em prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Profase: mudanças no núcleo e no citoplasma; os filamentos de cromatina enrolam-se, tornando-se mais curtos e grossos; cada cromossoma é constituído por dois cromatídios unido por um centrómero; Os dois pares de centríolos começam a afastar-se criando o fuso mitótico e um sistema de microtúbulos protéicos que se agregam formando fibrilas e o invólucro nuclear fragmenta-se e os nucléolos desaparecem.


Metafase: Máximo encurtamento dos cromossomas devido à condensação; os pares de centríolos estão nos pólos; o fuso acromático completa o seu desenvolvimento; os cromossomas e os centrómeros estão no plano equatorial , formando a placa equatorial e prontos para se dividirem.

Anafase: Clivagem dos centrómeros, separando os cromatídios que constituem assim dois cromossomas independentes, dá-se a ascensão polar dos cromossomas-filhos e os dois pólos da célula têm colecções equivalentes e completas de cromossomas.

Telofase: A membrana nuclear organiza-se de novo à volta dos cromossomas de cada pólo; os nucléolos reaparecem; o fuso mitótico é dissolvido; os cromossomas descondensam-se e alongam, tornando-se invisíveis e a célula fica constituída por dois núcleos. Após a cariocinese, dá-se a citocinese que é, resumidamente, a divisão do citoplasma seguida da individualização das duas células-filhas.
Adaptado de pt.shvoong.com/exact-sciences/biology

1 comentário:

Anónimo disse...

Tenho uma dúvida, há transcrição de mRNA na Mitose?