10 outubro 2009

O Processo de Transcrição

Todas as informações sobre a constituição de um ser vivo, seja uma bactéria ou um mamífero, estão contidas no seu DNA. Entretanto, o código genético de determinada espécie não se expressa directamente na forma de uma proteína. Por isso, essa mensagem deve ser inicialmente transcrita do DNA para o RNA mensageiro.
Para que ocorra o processo de transcrição é necessária a presença de uma enzima - a RNA polimerase. Esta enzima reconhece o sítio de iniciação do gene, identifica a cadeia do DNA em que está contido e inicia a transcrição. Durante este processo, o emparelhamento dos nucleotídeos de RNA na cadeia de DNA, segue um padrão determinado. A adenina emparelha com o uracilo (uma vez que a molécula de RNA apresenta esta base no lugar de timina), a timina do DNA emparelha com a adenina, a citosina com guanina e a guanina com citosina.
Os nucleotídeos de RNA unem-se pelo fosfato e pela ribose. À medida que a molécula de RNA vai sendo construída, afasta-se da cadeia de DNA que serviu de molde, e esse reconstitui-se.
Nas células eucariotas o RNA transcrito denomina-se RNA pré-mensageiro, sofrendo antes de sair do núcleo um processamento (splicing) onde algumas das suas partes são eliminadas (intrões) e outras permanecem (exões), constituindo-se como RNAmensageiro apenas no final desse processo. Nas células procariotas não ocorre processamento, formando-se directamente RNAm.
Adaptado de O DNA vai à escola

Sem comentários: