12 fevereiro 2009

Célula vegetal

A estrutura microscópica da maioria das células vegetais é formada por uma parede celular rígida composta basicamente por celulose e outros hidratos de carbono que lhe conferem propriedades físico-químicas tais como: plasticidade, elasticidade, resistência à tensão e decomposição por microorganismos, higrofilia, transparência, etc. Esta parede é fina e elástica nas células vegetais mais jovens (parede primária), sofrendo nas células adultas um espessamento que pode formar, internamente à parede primária, uma parede secundária, composta de lenhina, hemicelulose e suberina. A formação desta parede secundária não é uniforme, podendo-se constar, em locais onde ocorre a sua interrupção, a formação de pontuações. Nas células adultas, onde ocorre um espessamento proeminente da parede secundária, o lúmen (espaço) celular fica reduzido. Entre uma célula e outra temos a lamela média, formada por uma fina camada de pectatos de cálcio. Esta lamela média funciona como um cimento, unindo as células. A parede celular de natureza celulósica apenas existe nas células das plantas e das algas verdes, podendo esta substância encontrar-se, ou não, em outros tipos de algas.
As células que estão em contato direto com o ar, podem formar uma camada externa à parede primária, denominada cutícula, formada por cutina e cera.
No interior de uma célula adulta encontra-se a membrana celular, revestíndo, internamente, a parede celular e dentro desta, o citoplasma. Imerso no citoplasma encontra-se o núcleo e vários organitos dos quais se destacam, em especial, os cloroplastos (que contém a clorofila, pigmento verde) responsáveis pela fotossíntese.
Em alguns casos os cloroplastos são substituídos por cromoplastos quando contém outros pigmentos, tais como os carotenos e as xantófilas. A interligar os conteúdos de células contíguas, encontramos filamentos de citoplasma denominados plasmodesmos, os quais estabelecem uma continuidade protoplasmática entre as células. Outras estruturas presentes nas células vegetais e que ocupam uma parte considerável do centro da célula adulta são os vacúolos os quais contém uma solução aquosa de substâncias minerais e orgânicas. Nas plantas jovens os vacúolos tendem a ser mais pequenos e em maior número, unindo-se à medida que a célula envelhece, daí as células mais velhas possuirem poucos (ou apenas um) e de grandes dimensões. Na célula vegetal a membrana celular também é chamada de plasmalema e a membrana do vacúolo, de tonoplasto. Além destes organitos típicos da célula vegetal, encontramos também todos os outros como, ribossomas, retículo endoplásmático rugoso e liso, mitocôndrias (relacionadas a respiração), e complexo de Golgi. Os lisossomas são praticamente inexistentes e os centríolos não estão presentes na célula vegetal.
Adaptado de HowStuffWorks
.

Sem comentários: