08 fevereiro 2009

Será que as rochas estão em transformação?

Os três grupos de rochas - magmáticas, sedimentares e metamórficas, transformam-se continuamente na natureza num conjunto de processos geológicos denominado ciclo das rochas. Este ciclo foi pela primeira vez descrito em 1785 pelo escocês James Hutton, numa apresentação oral diante da Royal Society of Edimburg.
O ciclo das rochas mostra que após arrefecimento, o magma solidifica originando rochas magmáticas. Estas podem-se formar-se à superfície (vulcânicas) ou no interior da crusta (plutónicas). Uma vez expostas à superfície, as rochas sofrem meteorização e erosão, processos promovidos fundamentalmente pela água e pelo oxigénio, originando sedimentos que são transportados pela água e pelo vento, depositando-se em zonas de depressão da crosta continental ou oceânica. Através de fenómenos de subsidência, os materiais da crosta vão afundando, sendo submetidos a um progressivo aumento de pressão e temperatura. Com o continuar do processo de subsidência crustal as rochas sofrem recristalizações no estado sólido que alteram os minerais seus constituintes e transformam-se em rochas metamórficas.
Caso a temperatura ainda aumente mais as rochas fundem originando magma, que pode voltar de novo a formar rochas magmáticas.
Fonte: fossil.uc.pt

2 comentários:

Clla disse...

Muito legal essa postagem me ajudou muito!!!!
Valeu!!!

Clla disse...

Me ajudou muito sua postagem sobre as rochas!!!!! =]
Valeu!!!!!! =]