21 junho 2009

Sistema endócrino

O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como actividade característica a produção de secreções denominadas hormonas.
As glândulas endócrinas (do grego endos, dentro, e krynos, secreção) são assim chamadas porque lançam as suas secreções (hormonas) directamente no sangue, através do qual atingem todas as células do corpo. Cada hormona actua apenas sobre alguns tipos de células, denominadas células-alvo.
As células alvo de determinadas hormonas possuem, na membrana ou no citoplasma, proteínas denominadas receptores hormonais, capazes de se combinar especificamente com as moléculas da hormona. É apenas quando a combinação correcta ocorre que as células-alvo exibem as respostas características da acção hormonal.
A espécie humana possui diversas glândulas endócrinas, algumas delas responsáveis pela produção de mais de um tipo de hormona.
Frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso atua na coordenação e regulação das funções corporais.
Alguns dos principais órgãos que constituem o sistema endócrino são: a hipófise, o hipotálamo, a tiróide, as supra-renais, o pâncreas, as gónadas (os ovários e os testículos) o tecido adiposo.
Adaptado de Wikipédia e www.webciencia.com

Sem comentários: