29 novembro 2009

Ciclos de vida

Existem três tipos de ciclos de vida:
Ciclo de vida Haplonte – Neste ciclo a meiose ocorre imediatamente após a formação do ovo – meiose pós-zigótica. A diplofase está resumida ao ovo, pertencendo todas as outras estruturas à haplofase, incluindo o organismo adulto. Este ciclo ocorre em alguns protistas e fungos.
Ciclo de vida Diplonte – a meiose ocorre antes da formação dos gâmetas – meiose pré-gamética. As gâmetas são as únicas células haplóides, sendo todas as outras estruturas pertencentes à diplofase, incluindo o organismo adulto. Este ciclo ocorre em alguns protista, fungos e em todos os animais.
Ciclo de vida Haplodiplonte - a meiose ocorre antes da formação de esporos – meiose pré-espórica. A haplofase inicia-se com os esporos que, através de mitoses sucessivas, originam estruturas multicelulares, os gametófitos, onde se formarão os gâmetas femininos e masculinos (oosferas e anterozóides). Após a fecundação, o zigoto inicia a diplofase e origina uma entidade multicelular diplóide que, na maioria das plantas, é a planta adulta. Essa planta adulta, o esporófito, irá sofrer meiose originando esporos. Para além de ocorrer alternância de fases nucleares, existe também uma alternância de gerações, a geração gametófita e a geração esporófita. Este ciclo ocorre em alguns protista, fungos e em todas as plantas.
e-porteflio.blogspot.com

Sem comentários: