02 janeiro 2010

Lynn Margulis - Evolução através a perspectiva de Gaia

Lynn Margulis, a bióloga norte-americana de 71 anos que se tornou famosa pela sua formulação da Teoria Endossimbiótica em 1966, falou na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, sobre o tema "Evolução no Planeta Gaia: o Legado de Darwin".
O evento integrou no ciclo de oito conferências internacionais organizado pela Gulbenkian no âmbito das comemorações dos 200 anos do nascimento de Charles Darwin e dos 150 anos da publicação do livro "A Origem das Espécies através da Selecção Natural".
Professora da Universidade de Massachussets-Amhers (EUA) e autora ou co-autora de 17 livros, oito dos quais com o seu filho Dorion Sagan (Lynn foi a primeira mulher do astrónomo Carl Sagan), Margulis enfrentou a oposição de muitos biólogos relativamente à sua inovadora formulação da Teoria Endossimbiótica.
Segundo esta teoria, as células eucarióticas (núcleos celulares rodeados por uma membrana), surgidas nos seres vivos há 1,4 mil milhões de anos, teriam origem na simbiose entre dois tipos de células procarióticas (não delimitadas por uma membrana): umas (anaeróbias) vocacionadas para as permutas com o meio envolvente e outras (aeróbias) que absorviam oxigénio e geravam energia.
O inovador artigo científico que escreveu em 1966, quando tinha 28 anos, foi a primeira formulação da teoria baseada directamente nas observações microbiológicas, e não, como acontecia até então, nas observações paleontológicas ou zoológicas.
O artigo foi inicialmente rejeitado por cerca de quinze revistas científicas, mas devido aos argumentos, à persistência e à convicção com que a então jovem bióloga defendeu a sua tese, acabou por ser aceite e é hoje considerado um marco na moderna Teoria Endossimbiótica.
Margulis lecciona anualmente desde 1972 o curso de Evolução Ambiental, que tem desenvolvido com a colaboração científica de geólogos, ambientalistas e cientistas como o britânico James Lovelock, pai da conhecida Hipótese de Gaia (a Terra como um organismo vivo).
Expresso.pt

Sem comentários: