25 março 2010

Meteorização Física - Blocos e Caos de Blocos

Serra da Estrela
Os blocos ou bolas consistem em penedos de dimensões variadas, de tamanho métrico, no geral arredondados, assentes na superfície topográfica, e que se encontram por vezes em grande quantidade formando aglomerações designadas por caos de blocos. Estas formas apresentam uma grande dispersão geográfica, observando-se em todos os climas. São características de rochas granitóides, embora se desenvolvam também noutras rochas granulares, como os arenitos e mesmo os basaltos.
A génese das bolas implica a presença de uma rocha de textura granular recortada por uma rede de diaclases espaçadas, aproximadamente ortogonais, uma vez que elas se formam geralmente a partir de blocos limitados pelas diaclases. Assim, embora os blocos sejam característicos dos granitos, geram-se preferencialmente em granitos de grão grosseiro, onde as fracturas tendem a apresentar maior espaçamento, fracturados por diaclases ortogonais.
Tal como sucede com os outros elementos morfológicos de meteorização, os blocos correspondem a resíduos de alteração existindo dois processos para a sua génese:
génese subaérea, por progressão da erosão subaérea a partir de cada diaclase e nos ângulos entre as diaclases; as diaclases alargam-se e os ângulos arredondam-se progressivamente originando bolas muito regulares, segundo uma transição progressiva de paralelepípedo a esfera;
génese subterrânea, em que as bolas se desenvolvem “potencialmente” em profundidade, permanecendo envolvidas pela areia de alteração do granito (ou de outra rocha granular), até que a erosão subaérea remova essa areia.
Note-se que um maior ou menor número destes blocos se deslocam posteriormente sobre a superfície topográfica por acção da gravidade, descendo a partir do afloramento onde se geraram e imobilizando-se geralmente a pouca distância deste.

Fonte utilizada : Sebenta de Geomorfologia. FCL (FCUL) – Prof. João Cabral
Blacksmoker

Sem comentários: