09 março 2010

Papel da Geologia na sociedade moderna

A pressão causada pelo crescimento populacional da espécie humana tem aumentado de forma drástica, nas últimas décadas, contribuindo para a perda de equilíbrio nos vários subsistemas terrestres. Daí, o estudo da Geologia ter adquirido um papel cada vez mais importante e contribuído de forma significativa para a identificação, minimização, prevenção e resolução de problemas associados ao impacto humano no meio natural.

O aumento populacional tem implicado um aumento do consumo de recursos, determinando a ocupação de áreas cada vez maiores para a produção agrícola, energética e construção de habitações e infra-estruturas. Os impactes antrópicos revelam-se, principalmente, ao nível da desflorestação, exploração exaustiva dos solos, consumo de recursos energéticos, alterações climáticas e ocupação abusiva dos espaços.

A distribuição populacional tem incrementado a concentração humana em regiões urbanas próximas do litoral ou de rios, onde uma elevada densidade das vias de comunicação tem aumentado a impermeabilização dos solos, afectando o ciclo da água, e provocado alterações nas interacções entre os subsistemas. Os inúmeros problemas resultantes da ocupação antrópica e problemas de ordenamento dela consequentes, obrigam a uma nova abordagem do meio que nos rodeia, revelando a importância da Geologia para a sociedade moderna.
As principais áreas de intervenção da Geologia para a resolução destes problemas são as seguintes:
- Prevenção de riscos geológicos
- Ordenamento do território
- Gestão de recursos ambientais
- Educação ambiental

Cada uma destas áreas se interliga de forma a tentar resolver as seguintes situações-problema:




A sensibilização para estes problemas tem vindo a aumentar, embora as medidas tomadas estejam, na maioria dos casos, subjugadas a interesses político-económicos, não defendendo os interesses da Natureza e das próprias populações. Assiste-se, a todo o momento, a absurdas intervenções mesmo em áreas protegidas e reservas naturais. Como tal, a defesa destas áreas, exige um comportamento único, passando pela pressão que as associações de defesa do ambiente podem exercer na opinião pública, pela dinamização da educação ambiental com interesse específico para as populações locais, a potenciação e colaboração com acções de iniciativa das administrações centrais, o controlo e vigilância da qualidade do ambiente, a intervenção em processos públicos diversos (nos quais se incluem os estudos de impacto ambiental), ficando, ainda, muitos campos em aberto.
Adaptado de Biodesafios

3 comentários:

Unknown disse...

Sempre pensei assim... Tá na cara que grandes consentrações populacionais geram grandes impactos ambientais. Na minha opinião a solução seria planejar a forma de crescimento das cidades. Um sistema de bairros autosustentáveis, os bairros seriam bem afastados um do outro e com uma capacidade específica de famílias por bairro.

Obrigado pelo espaço.

ANIMAIS E SEUS DONOS disse...

O MOMENTO É DE CORRER ATRAS DO PREJUÍZO...
TEMOS QUE FAZER TODOS ENTENDEREM A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR...CUIDAR DO NOSSO PLANETA. E COMEÇAR A AGIR PRA QUE TODAS AS NOSSAS AÇÕES SEJAM MINIMIZADAS NO SENTIDO DE AFETAR NOSSO SISTEMA.

MAYLA disse...

QUAIS REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS