17 março 2009

Anelamento em uvas

O anelamento na videira consiste na remoção de um anel de 3 a 6 mm da casca do caule ou de ramos lenhosos, como braços e varas. O anelamento secciona o floema e interrompe o movimento de açúcares para as raízes, acumulando a seiva elaborada na parte da planta acima da incisão. Para o êxito desta operação, ela deve ser realizada em plantas com idade superior a 3-4 anos, com bom vigor e estado sanitário. Os resultados alcançados dependem da fase do ciclo vegetativo em que o anelamento é realizado. Os principais objetivos são os seguintes:
a) Aumentar o tamanho das bagas;
b) Antecipar a maturação e melhorar a coloração dos frutos quando realizado no início do amolecimento das bagas ou mudança de coloração nas variedades rosadas ou pretas.

A combinação das práticas de anelamento e aplicação de giberelinas são comumente utilizadas em diversas regiões produtoras de uvas de mesa para aumentar o tamanho de bagas, especialmente em uvas sem sementes. Entretanto para que os objetivos sejam atingidos, é importante regular a carga nas plantas. O anelamento realizado consecutivamente, ano após ano, pode ainda reduzir o tamanho de cachos e a vida útil das plantas. Além disso, outra desvantagem que apresenta esta prática é funcionar como uma porta de entrada para fungos, especialmente Botriodiplodia theobromae ou bactéria (Xanthomonas campestris pv. viticola) que penetram, através dos cortes, no interior da planta.
Adaptado de Embrapa

1 comentário:

Jacir sartor disse...

Onde eu consigo um canivete duplo assim? Se possível entra em contato pelo WhatsApp 49999169928