10 março 2009

Plantas - Os seres vivos que mais fabricam alimento

Soja - Grãos
De acordo com o tipo de nutrição os seres vivos são classificados de autotróficos ou de heterotróficos.
Autotróficos são seres que podem produzir o seu próprio alimento (matéria orgânica) a partir da matéria mineral. São também chamados produtores. É o caso das plantas, algas (uni e pluricelulares) e cianobactérias.
Heterotróficos são seres que, não podendo sintetizar as suas próprias substâncias orgânicas, utilizam os alimentos elaborados por outros organismos. Por isso têm de procurar e reconhecer o alimento, daí serem chamados de consumidores (macro e micro). É o caso dos animais, fungos, protozoários e da maioria das bactérias.

Que processo utilizam os produtores para fabricar alimento?
O fenómeno, mais comum, de fabricar alimento ocorre através da fotossíntese.
Felizmente que as plantas (produtores que mais nos fornecem alimento) fabricam mais matéria alimentar do que aquela que necessitam. Por isso criam reservas em determinados órgãos que, posteriormente, são utilizados pelos seres heterotróficos na sua alimentação.

Porque é que as plantas armazenam alimento?
O alimento é armazenado para ser utilizado em épocas do ano em que as condições de vida das plantas são mais desfavoráveis. Sem suficiente luz solar, como acontece muitas vezes no Inverno, as plantas não podem usar a fotossíntese para produzirem alimento e têm de utilizar as reservas que armazenaram durante as estações do ano mais favoráveis.

Onde é que as plantas armazenam o alimento?
A planta pode armazenar alimento em diversos órgãos:
Acumulação de reservas na raíz - os alimentos acumulados nas raízes tuberculosas são, em geral, utilizados pela planta quando esta perde as folhas, deixando de realizar a fotossíntese. A cenoura, o nabo, o rabanete, a beterraba são exemplos de raízes tuberculosas. Muitas raízes deste tipo são utilizadas na alimentação do homem.

Acumulação de reservas no caule - são também diversas as plantas que armazenam substâncias no caule. Por exemplo, a cana-de-açúcar é um colmo e a sua medula é rica em água e açúcar e a batata é um tubérculo rico em amido. Outras plantas que acumulam reservas são as plantas xerófitas, que vivem em regiões áridas, nomeadamente os cactos que armazenam água e alimentos no caule.
Acumulação de reservas nas folhas - algumas plantas armazenam grandes quantidades de água nestes órgãos. É o caso da cebola, que é um bolbo, em que as escamas não são mais do que folhas transformadas. Outras plantas acumulam óleos ou essências aromáticas principalmente nas folhas, como as ervas aromáticas, de que são exemplo a salsa, os coentros e a hortelã.

Acumulação de reservas no fruto - os frutos podem ser carnudos ou tornarem-se secos depois de maduros, mas são sempre ricos em reservas nutritivas. O arroz é muito rico em amido e é a base da alimentação de mais de metade da população mundial. A azeitona é conhecida pelo seu elevado conteúdo em óleos, permitindo a extracção do azeite. A maçâ, a pêra, a noz, a castanha são apenas alguns exemplos de frutos utilizados na alimentação do homem.

Acumulação de reservas na semente - é na semente que se encontram as reservas nutritivas que vão servir de alimento ao embrião durante a germinação. A maior parte das sementes serve de alimento aos seres vivos. São exemplos a ervilha, a fava, o feijão, o grão e a soja.
Em conclusão, as substâncias de reserva podem ser armazenadas praticamente em todos os órgãos das plantas. Geralmente são armazenadas sob a forma de amido (hidrato de carbono), embora também existam plantas que armazenam outras substâncias, tal como água, lípidos e proteínas.
Adaptado de Naturlink

Sem comentários: