31 março 2009

Saturno - O Senhor dos Anéis

Saturno é o 6.º planeta a contar do Sol e o 2.º maior do Sistema Solar. Faz parte do grupo dos planetas exteriores, ocupando neste grupo o 2.º lugar.
Na mitologia romana, Saturno é o deus da agricultura.
Saturno, com um diâmetro 9 vezes maior do que o da Terra, tem uma composição e estrutura muito semelhantes às de Júpiter, mas das quais se pode destacar o seu magnífico sistema de anéis, composto por pequenas partículas (biliões de pequenas porções rochosas, partículas de gelo e poeiras) movendo-se em torno de Saturno como uma grande quantidade de luas anãs, mas que aparentam ser uma sólida placa circular, com um diâmetro superior a 250 000 km.

O conjunto de pequenos anéis que formam o todo têm diferentes denominações. Deste modo, são classificados de A a G, sendo que os anéis A, B, C e F têm brilho suficiente para serem vistos da Terra com um pequeno telescópio.
O planeta Saturno foi estudado pela primeira vez em 1979 pela sonda espacial Pioneer 11. Mais tarde, entre 1980 e 1981, as sondas Voyager 1 e 2 fizeram várias observações neste planeta, a uma distância de 100 mil quilómetros da superfície de Saturno, graças às quais se deve muito do que é conhecido sobre Saturno. Actualmente encontra-se à volta do planeta a sonda Cassini que tem estudado este planeta nos últimos tempos.
Um dia em Saturno leva cerca de 10 horas e 39 minutos a completar-se. Já para completar o seu período de translação, Saturno necessita de 29 anos e meio. A atmosfera de Saturno é composta, essencialmente, por hidrogénio (93%) e pequenas quantidades de hélio (6%), contendo também vestígios de metano e vapor de água. Os característicos ventos fortes que sopram nos planetas gasosos podem chegar a atingir, nas zonas equatoriais de Saturno, velocidades próximas de 1800 km/hora.

Quando visto através de um pequeno telescópio, Saturno é visivelmente achatado nos pólos, achatamento este que resulta da sua rápida rotação e do seu estado fluido. Em consequência tornou-se o menos denso dos planetas, tão pouco denso que se pudéssemos colocar Saturno numa banheira gigante com água, este planeta flutuaria, visto a sua densidade ser inferior à da água.
O planeta Saturno viaja a uma velocidade orbital média de cerca de 9,64 km/s e durante o seu percurso orbital de 29,5 anos este planeta atinge o seu afélio a uma distância de 1507 milhões de quilómetros do Sol, enquanto que o seu periélio é atingido quando este se localiza a uma distância de, aproximadamente, 1347 milhões de quilómetros do Sol.

O planeta Saturno tem dezenas de satélites, alguns deles de tamanho considerável.
A maior lua é Titã, um satélite misterioso com uma atmosfera de azoto que não deixa ver a sua superfície. Esta lua tem sido estudada pela sonda Cassini que levou até Titã uma pequena sonda europeia chamada Huygens que desceu no satélite em Janeiro de 2005. É possível que Titã tenha vulcões de gelo e um ciclo de metano semelhante ao ciclo da água na Terra.
Oficina.ciênciaviva.pt


1 comentário:

espaço disse...

whoetch
sabia que nao é um anél no saturno é varias e varias rochas eu estou aprendendo tantas coisas sobre o espaço compre um livro ou uma revista ou o ler e escrever azul que fala sobe o sol,mercurio,venus,terra,marte,jupiter,saturno,urano,netuno,lua,e o plutao sabia que ele é o ex-planeta ele esta la só que esta fora da fila porque ele é pequeno de mais para o espaço