31 março 2009

O Planeta Urano

Urano é o sétimo planeta a partir do Sol e recebeu o nome da antiga divindade grega dos Céus, o mais antigo deus supremo. É o terceiro maior planeta do Sistema Solar e é três vezes maior do que a Terra.
A atmosfera de Urano é rica em hidrogênio e hélio. Se você observar Urano através de um telescópio, verá que é de uma cor azul-esverdeada brilhante, que é causada pelo gás metano (cerca de 2%) que está presente em sua atmosfera. Imagens da sonda Voyager mostraram Urano como um mundo azul colorido em que absolutamente nada acontece. Porém, as primeiras impressões enganam. Embora esse gigante planeta gasoso possa parecer tranqüilo, os ventos em Urano passam pelo planeta em velocidades de centenas de quilômetros por hora. Sendo assim, o planeta não é nenhum pouco tranquilo.
Por que Urano é diferente dos outros planetas
Curiosamente, o equador (a "cintura") desse planeta estranho fica quase em ângulo reto com a órbita do planeta em volta do Sol. Portanto, Urano gira do sul para o norte, em vez de leste para oeste como a Terra e todos os outros planetas (ou oeste para leste, como Vênus). É possível que o planeta tenha ficado inclinado para o lado bilhões de anos atrás, ao ter sido atingido por um objeto grande o suficiente para alterar a rotação do mesmo. Devido à sua inclinação incomum, Urano tem estações muito extremas. Urano demora 84 anos terrestres para completar uma volta em torno do Sol. De fato, ele está tão longe do Sol que sua temperatura é de aproximadamente -200º C. A duração de um dia em Urano é de 17 horas e 24 minutos.

Assim como Saturno (e o restante dos planetas gasosos), Urano também tem um sistema de anéis. Os anéis são pouco visíveis e podem ser vistos apenas por instrumentos como o Telescópio Espacial Hubble ou sondas como a Voyager. Os anéis são compostos por grandes pedras de gelo (de várias dezenas) e poeira espacial.
Urano tem uma família de luas bastante interessante. O planeta tem pelo menos 27 luas. Uma variedade de luas rochosas, de gelo e algumas que são uma combinação de ambos.

Uma das luas mais interessantes de Urano é Miranda. Embora essa lua tenha apenas 470 km de diâmetro, a missão Voyager enviou uma fotografia que mostrava um desfiladeiro com mais de 16.000 m de altura - a maior montanha da Terra, o Monte Everest, tem apenas cerca de 8.850 m de altura. Imagens de Miranda mostram que essa lua teve uma existência difícil, evidenciada pelas diversas fraturas em sua superfície.
Urano já era conhecido há muitos anos, mas todos que viam o planeta achavam que se tratava-se de uma estrela. Em 1781, Sir William Herschel tornou-se a primeira pessoa a identificar Urano como um planeta. Ele também descobriu duas de suas luas. Em 1782, o Rei George III da Inglaterra (famoso pela guerra contra a independência dos EUA) nomeou Herschel astrônomo real.

nasa2014.blogspot.com

Sem comentários: